A Etec

A Etec Deputado Ary de Camargo Pedroso foi criada no ano de 2008, através de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Piracicaba e o Centro de Educação Estadual Tecnológica Paula Souza, com a finalidade de oferecer formação técnica de qualidade à população, fomentando a empregabilidade, mais geração de renda e melhorar o desempenho profissional no exercício do trabalho.

A unidade iniciou suas atividades escolares no dia 28/07/2008, ainda como classe descentralizada da Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa, com os cursos no período noturno de Gestão de Pequenos Negócios e Instrumentação e Equipamentos Industriais. A partir do dia 19/09/2008, é criada a nova unidade escolar através do Decreto 53.462 pelo Governador do Estado de São Paulo, Sr. José Serra, em sessão do dia 07/08/2008, com o nome de Etec de Piracicaba.

Vista aérea da Etec Dep. Ary de Camargo Pedroso

O nome da unidade escolar foi alterado para Etec Deputado Ary de Camargo Pedroso, pela Lei 13.874 de 15/12/2009, projeto de lei nº177/09 do Deputado Rogério Nogueira. A homenagem se deve ao fato de que Ary de Camargo Pedroso, nos quatros anos que exerceu o mandato como deputado estadual, teve a sua atuação voltada para a educação.

Ao longo dos quinze anos de trabalho pela educação, a escola atualizou sua oferta de cursos nos eixos de Controle e Processos Industriais (Automação Industrial e Eletrônica), Gestão e Negócios (Administração, Logística e Recursos Humanos) e Informação e Comunicação (Informática, Banco de Dados e Desenvolvimento de Sistemas).

Em fevereiro de 2015, por meio de um convênio firmado com a Prefeitura da cidade de Capivari, foram iniciadas as atividades de uma classe descentralizada, com oferta de dois cursos técnicos; tal classe está em atividade até os dias atuais.

No ano de 2018, através de ampliação da parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba e a Diretoria Regional de Ensino do Estado de São Paulo, teve início mais uma classe descentralizada na E.E. Doutor João Sampaio, com curso Técnico em Logística e, no primeiro semestre de 2020 passou a ofertar o curso Técnico em Administração. Tal parceria se encerra em julho de 2024, registrando um saldo positivo e de sucesso entre as duas unidades escolares, visto o número de alunos atendidos e diplomados como técnicos na localidade da E.E..

Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, no ano de 2020 foi iniciado o Programa Novotec com a E.E. Professora Wilza Aparecida Gomes Vasconcellos, ampliando a opção de cursos técnicos e profissionalizantes aos alunos dessa unidade na forma híbrida. O curso ministrado foi o Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Administração e as atividades ofertadas nessa modalidade de ensino finalizaram em dezembro de 2023, com a conclusão de curso da turma.

Em julho de 2024, a Etec Deputado Ary de Camargo Pedroso dá início a uma nova parceria para ofertar cursos técnicos pelo Programa Expansão II – de Educação Profissional Gratuita do Estado de São Paulo, dessa vez em parceria com a E.E. Professor Eduir Benedicto Scarpari. O curso a ser ofertado nesta classe descentralizada é o Técnico em Administração, dada a alta procura por profissionais dessa área, tanto em programas de estágios e Aprendiz Paulista, quanto para efetivação de vagas no mercado de trabalho.

Mediante expectativa da comunidade escolar pela renovação do portifólio de cursos da Etec, será ofertado, no segundo semestre de 2024, o Técnico em Qualidade e a primeira especialização técnica da unidade, Automação Predial.

Atualmente a escola conta com 804 alunos matriculados e oferta os seguintes cursos:

Unidade Sede:

• Administração (MTEC e Curso Técnico modalidade presencial)
  • Automação Industrial (MTEC, MTEC PI e Curso Técnico modalidade presencial)
  • Desenvolvimento de Sistemas (MTEC e MTEC PI)
  • Eletrônica (Curso Técnico modalidade presencial)
  • Logística (MTEC PI e Curso Técnico modalidade presencial)
  • Recursos Humanos (Curso Técnico modalidade presencial)

Classe Descentralizada EM Augusto Castanho (Capivari):

• Administração (Curso Técnico modalidade presencial)
  • Logística (Curso Técnico modalidade presencial)

Classe Descentralizada E.E. Dr João Sampaio (finalizando atividades em julho / 2024):